HISTÓRIA

Com a visão missionária colocada pelo Senhor no coração dos irmãos PINHEIRO, ROSÂNGELA e LAYS CHRSTINE ALMEIDA, deu-se início ao trabalho de ganhar almas para o Reino de Deus aqui no Planalto Turu I.
Em março de 2003, a família PINHEIRO convidou o casal OTON e NIELDA MONDEGO para, juntos, planejarem uma Escolhinha Bíblica de Férias (EBF) para as crianças do bairro e adjacências. Esta EBF aconteceu no mês seguinte e teve a participação de um número considerável de crianças. Dessa forma, foi dado prosseguimento a este trabalho com as crianças, tendo início a Escolhinha Boas Novas, que funcionava aos sábados na residência do Ir. PINHEIRO e contava com 43 crianças.
Com o aumento do número de crianças na Escolhinha, os irmãos que estavam à frente sentiram a necessidade agregar mais pessoas as este projeto. Rogaram, então, ao Senhor por mais pessoas e Deus enviou as irmãs LEDA e IONE.
            Em Paralelo à Escolhinha Boas Novas, os irmãos PINHEIRO e OTON começaram a realizar estudos com dois casais: NILTON e LEDA, e MARINHO e IONE. Ao término deste estudo, os irmãos sentiram o desejo de reunir todas as famílias de casa em casa, sempre às quartas-feiras.
O número de crianças na Escolinha não parava de subir, bem como o número de casais participantes das reuniões às quartas-feiras, com isso veio a necessidade de um local maior, onde pudessem se reunir  regularmente, para celebrar cultos de adoração ao Senhor, pois como está escrito em Atos 11:21 “ A MÃO DO SENHOR ESTAVA COM ELES, E MUITOS CRENDO SE CONVERTERAM AO SENHOR “.
A família MONDEGO estão disponibilizou a garagem de sua casa e uma sala adjacente para a realização dos cultos. (A Igreja Boas Novas se reuniu nesta garagem até o mês de julho de 2008). O casal PINHEIRO sentiu no coração o desejo e doou para a igreja um terreno de 10 por 35 metros, localizado neste conjunto. Esta bênção fez que todos se regozijassem no Senhor.
No dia 24 de outubro de 2004, foi realizada uma reunião com todas as famílias, onde se discutiram os dias e horários dos cultos e as atividades. Assim, nascia a Congregação Batista Regular Boas Novas.
A Primeira Igreja Regular de São Luis apoiou este trabalho e, em uma sessão extraordinária, sob a presidência do Pastor FRANCISCO FRED ARAUJO, nomeou como Dirigente o então Diácono JOSÉ MARIA PINHEIRO. Esta congregação também contou com o apoio financeiro e visitas regulares do Pr. FRED, para auxiliar e direcionar as questões de organização e ordem de culto.
Em dezembro de 2004, a Congregação, por meio da 1ª Igreja, convidou a Missionária VALDERLENE SALDANHA ROCHA para auxiliar neste trabalho.
Deus continuou a abençoar ricamente seu pequenino povo, que cresceu e se multiplicou. No ano de 2005, o Senhor concedeu a graça de ver muitas vidas aos pés de Cristo. Assim, a Congregação necessitava de um espaço ainda maior. Foi então que precisou alugar o salão da Associação de Moradores do bairro.
No ano de 2006, o Casal OTON e NIELDA e a missionária VALDERLENE assumiram a liderança deste trabalho, com o auxílio dos casais MARINHO e IONE e NILTON e LEDA.
A 1ª Igreja enviou o pastor ISAAC RABELO para auxiliar o trabalho, pois a congregação já dispunha também de uma contribuição financeira mensal generosa para o sustento da obra por parte de seus membros. Estes contribuíram com liberalidade para o crescimento do Reino. Em junho deste ano, o Senhor trouxe do Estado do Pará o irmão PAULO SERGIO DOS SANTOS, sua esposa SIONE SOUZA DOS SANTOS e seus FILHOS para auxiliar na obra.
Com o aumento do rebanho, viu-se necessidade e a possibilidade de se convidar um pastor para conduzir este rebanho, dar continuidade ao trabalho e direcionar a construção do templo.
Em 2006, com apenas 13 membros, 16 congregados e 13 crianças e com a ajuda da 1ª Igreja Batista Regular de São Luís, a congregação se empenhou em trazer para uma visita, o então Seminarista SAMUEL TEIXEIRA SIQUEIRA e sua família. Na oportunidade, a congregação desejava conhecê-los. Assim, no mês de julho daquele ano, esta família foi recebida para ficar 20 dias em São Luis, com o intuito de estreitar os laços com os citados irmãos. Não demorou muito e em dezembro de 2006, a congregação fez o convite oficial para o pastor SAMUEL, sua esposa JÚLIA, suas filhas LYLLIAN e LILIANE virem contribuir com este ministério.
No mês de fevereiro de 2007, o pastor SAMUEL TEIXEIRA SIQUEIRA foi recebido por toda a congregação em uma solenidade de posse.
Ainda no ano de 2007, a congregação decidiu vender o terreno doado pela família PINHEIRO e adquirir um de maiores dimensões neste mesmo bairro. Em menos de três meses no ano de 2008, contando com a fidelidade do Deus Todo Poderoso, que moveu muitos corações para contribuir com a obra, a congregação realizou o sonho de construir o seu templo.
Não obstante, as dificuldades, em junho de 2008, antes do término da construção do templo, a congregação realizou o seu 1º Encontro de Casais com Cristo e no mês de outubro deste mesmo ano, o 1º encontro de Jovens com Cristo.
Com o fim da construção do templo, a congregação realizou no dia 03 de agosto de 2008 o culto de inauguração do templo. Neste mesmo mês, foi criada a comissão que se incumbiu de elaborar o Projeto do Estatuto da congregação, com vistas à organização da então futura Igreja Batista Regular Boas Novas. Assim, em 21 de setembro de 2008, foi aprovado em sessão extraordinária o Projeto de Estatuto apresentado.
Não demorou muito e, em 13 de dezembro de 2008, a congregação recebeu o concílio formado por pastores da Associação das Igrejas Batistas Regulares do Ceará, que estudaram a situação da congregação, analisaram as informações prestaram e aprovaram por unanimidade a organização da Igreja Batista Regular Boas e na mesma data, foi realizado o Culto de Organização e posse da primeira Diretoria.
Em 2009, Deus desperta a igreja a ajudar no envio de das irmãs JULIA e LEDA para prepararem no ensino da Palavra de Deus aos pequeninos em curso oferecido pela ALIANÇA PRO-EVANGELIZAÇÃO DE CRIANÇAS (APEC). Ato contínuo, enviou o irmão RAFAEL SOARES DE MOURA ao Seminário Cristão Evangélico do Norte.
Aos poucos Deus ia despertando a visão missionária da Igreja e esta passou a apoiar em oração e financeiramente aos missionários ELDER, FRED, SIDNEY e o Seminarista RAFAEL SOARES DE MOURA.
Em junho do mesmo ano, realizou o 2º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO e em outubro, o 2º ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO.
No mês de dezembro de 2009 a Igreja comemora o seu primeiro aniversário de organização e convidou o Pastor HUMBERTO, que havia participado do concílio de organização, foi o preletor da série de conferência deste primeiro aniversário e abordou o tema: “EU, A LUZ DO MUNDO?”
Em janeiro de 2010, a igreja enviou o irmão NILTON CRUZ para estudar na APEC, já que Deus havia colocado em seu coração o desejo de se preparar para levar o Evangelho aos pequeninos. Neste mesmo ano, havia sido criado o Clube Bíblico de Crianças (CLUBIC).
Deus ia acrescentando as almas que iam sendo salvas e com o aumento do número de membros, a igreja sentiu a necessidade de ter a divisão de salas para as crianças em suas faixas etárias. Então empenhou-se neste ano, na construção de salas para os respectivos departamentos e, mais uma vez a mão do Senhor foi conosco, pois a obra iniciou-se com o apoio de todos os irmãos com doações voluntárias e generosas.
            Em julho de 2012, alguns jovens foram enviados para participar da Semana de Música no Seminário Batista do Cariri, onde foram grandemente edificados e aprimoraram seus dons e talentos. Esta ação se repetiu no ano de 2013.
            Em outubro de 2012, foi realizado o 1º Retiro de Jovens com o tema: IDENTIDADE QUAL É A SUA?
            Durante os anos de 2012 e 2013, a Igreja esteve apoiando viagens missionárias ao interior do Estado, mais precisamente nas cidades de Cantanhede e Caxias e para a Glória de Deus muitas almas se renderam aos pés do Senhor Jesus Cristo. Tendo como fato marcante o batismo do pai do Irmão NILTON.
            A boa mão do Senhor continuou sendo com o seu povo. Em junho de 2012, a Igreja recebe o Pastor ANDREW COMINGS e um grupo de irmãos com o desejo de abrir um novo trabalho aqui no Estado e decide apoiar o nascimento de mais uma congregação, desta feita no município de São José de Ribamar, no bairro do Rio São João. Estava oficializado o nascimento da Congregação Batista Regular Ebenézer.
Esta Congregação conta com o auxílio espiritual no envio de membros para ajudar nos trabalhos, recebe uma pequena ajuda financeira e tem como líderes o PASTOR ANDREW COMMINGS e sua esposa ITACIARA, que são apoiados por seus filhos.
A Congregação EBENEZER está hoje com 16 membros, 7 crianças e 7 congregados (dois pediram para se tornar membros). Além disso, no ano de 2013, esta Congregação já enviou o irmão FRANCIVALDO ao Seminário Batista do Cariri, tornando-se desta forma, o primeiro seminarista saído desta Congregação.
Não satisfeita com estes resultados, a Congregação EBENEZER resolveu investir em um trabalho no povoado BOM GOSTO, no município de Morros-MA, onde 8 pessoas já se renderam aos pés do Senhor.
Em agosto de 2013, o Senhor proporcionou um banquete espiritual, onde 5 irmãos da Congregação e 5 da Igreja desceram às águas na cidade de Morros-MA.
O Senhor abriu as portas e a Congregação Ebenézer adquiriu o seu próprio terreno, para construir o templo, com doações generosas e corações movidos. A intenção é iniciar a construção no segundo semestre de 2014.    
            A Igreja recebeu uma oferta no ano de 2013 e iniciou a construção da casa pastoral.
            O ardor missionário não cessa no coração da Igreja, que no ano de 2013, enviou e ajudou os irmãos IVO MARINHO e LAYANNE CRISTINE a realizar o Curso de Evangelismo e Discipulado de Crianças (CEDIC) na APEC. Este ato serviu para selar no coração do irmão IVO MARINHO o desejo de ir para o Seminário. A igreja apoiou unanimemente o desejo deste irmão e enviará no início do ano de 2014 ao Seminário Batista do Cariri.
As atividades da Igreja continuaram em 2013. Com a vontade de auxiliar ainda mais as crianças do CLUBIC, que conta a participação de 60 crianças, o Ministério Infantil iniciou o projeto social de alfabetização, onde uma vez por semana, além dos encontros aos sábados, as crianças de 9 a 12 anos, que ainda não sabem ler e escrever são alfabetizadas e evangelizadas.
 E com o desejo ardente em de edificar as famílias, fortalecendo os casamentos, deu-se continuidade ao Ministério de Casais: AMOR E RESPEITO, onde mensalmente são ministrados estudos e palestras para os cônjuges.
A Igreja auxilia no sustentos dos irmãos missionários: Pr. ELDER, Pr. FRANCISCO FRED ARAUJO, Missionária VALDERLENE SALDANHA e Missionário FÁBIO BRITO e IVO MARINHO no SBC. 

 “ENTÃO A NOSSA BOCA SE ENCHEU DE RISO, E A NOSSA LINGUA DE JÚBILO...ENTRE AS NAÇÕES SE DIZIA: GRANDES COISAS O SENHOR TEM FEITO POR ELES.
COM EFEITO, GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS; POR  ISSO ESTAMOS ALEGRES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário